Projeto de Pesquisa
Apoio:
OS EXPERTS E A SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA
para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990
RESUMO
O projeto tem como objetivo geral analisar aspectos dos processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores que ensinam matemática no período 1890-1990, no Brasil. Para tal vale-se, sobretudo, de aparato teórico-metodológico que mobiliza a categoria expert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente e guindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/ou coordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anos escolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação. A partir do inventário desses experts e suas produções para a formação de professores que ensinam matemática, em vinte estados brasileiros, o projeto, em específico, intenta mapear essa produção, investigar a sua circulação e analisar como ela se articula em nível nacional verificando a existência ou não de consensos sobre a matemática a estar presente na formação de professores.
Processo: 420930/2018-3
Linha de fomento: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C
Vigência: 18/02/2019 a 18/01/2021
Área do conhecimento: Ciências Humanas – Educação – História da Educação
Pesquisador responsável: Wagner Rodrigues Valente
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituições associadas: UFPA, UFAL, UFS, UFRR, UFMT, UNIC, UFES, UFRGS, UFSC, UTFPR, UERJ, UFRN, UNIFESP, UEFS, PUC-PR, UNIVÁS, UEPA, Grupo Compasso, UFT, UFPel