top of page

APRESENTAÇÃO EM EVENTOS

Ano
Autor
Titulo
Publicado em
2021
FERREIRA, Jefferson dos Santos
A graduação do ensino: elemento do saber profissional do professor que ensina matemática em tempos de pedagogia científica
IV Jornada Interna do GHEMAT-SP
2021
GOUVÊA, Gisele de
Profissionalização docente por intermédio das ações dos experts
VI CIHEM
2021
GOUVÊA, Gisele de
Análise da Proposta Curricular para o ensino de matemática 1° Grau, São Paulo, década de 1980
IV Jornada Interna do GHEMAT-SP
2021
GOUVÊA, Gisele de
A expertise de um educador matemático: considerações acerca de notas históricas de Antonio Miguel
XIX Seminário Temático do GHEMAT-BR
2021
GOUVÊA, Gisele de
Os Saberes Profissionais em documentos oficiais do estado de São Paulo
XIV Seminário Nacional de História da Matemática
2021
GOUVÊA, Gisele; VALENTE, Wagner Rodrigues
ma Pesquisa Histórica: saber profissional da Proposta Curricular de Matemática no Estado de São Paulo
I Seminário Discente Diversidade e desafios na produção científica
2021
METZ, Lauro Igor
A temporalidade entre pareceres e a apreciação dos PCN pelo Conselho Nacional de Educação: uma reflexão pertinente
XIV Seminário Nacional de História da Matemática
2021
METZ, Lauro Igor
O estudo das propostas curriculares realizados pela Fundação Carlos Chagas e os PCN
XIX Seminário Temático Internacional A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: História e perspectivas atuais. Osasco, SP
2021
METZ, Lauro Igor
Entrelinhas dos pareceres de secretarias estaduais de educação sobre a versão preliminar dos PCN
IV Jornada Interna – UNIFESP/GHEMAT – SP. São Paulo, SP
2021
METZ, Lauro Igor; SILVA, Diego Rodrigues
Caminhos da Elaboração dos PCN no Brasil: Pareceres de Matemática
VI CIHEM
2021
MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto de
A construção histórica do saber profissional do professor de Matemática da UFAM (1980-2020)
VI CIHEM
2021
PARDIM GOUVEIA, Relicler
Manual pedagógico para a escola moderna’, 1.º grau: um exame preliminar
XIX Seminário Temático Internacional - A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: história e perspectivas atuais
2021
PARDIM GOUVEIA, Relicler
Uma proposta para o ensino de conjunto no livro “hora alegre na matemática”, 1.º grau
XIV Seminário Nacional de História da Matemática
2021
ROCHA, Ivone Lemos da
O Método de Projetos em São Paulo: propostas para o ensino de Matemática de 1930 e 1950
III Jornada Interna - GHEMAT - SP
2021
ROCHA, Ivone Lemos da
Álgebra para resolver problemas: um saber como ferramenta para o curso primário, pelo Relatório do Comitê dos Quinze (1895) em dois livros didáticos na década de 1910
COLUBHE - XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
2021
SILVA, Marylucia Cavalcante
Matemática a ensinar fração no subsídio de matemática para a escola de oito anos
XIX Seminário Temático Internacional
2021
VALENTE, Wagner Rodrigues; MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto
Uma história do saber profissional do professor de Matemática: análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015
XIX Seminário Temático Internacional
2021
VALENTE; Wagner Rodrigues; GOUVÊA, Gisele
Uma análise da proposta curricular de Matemática acerca dos saberes profissionais
Congresso Acadêmico UNIFESP
2020
ALMEIDA, André Francisco de
Ações de um expert na sistematização da matemática para ensinar: do currículo à sala de aula à sala de aula
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
2020
BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues
Minicurso ministrado - Ensino de frações e a História da educação matemática
Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. 2020
2020
FERREIRA, Jefferson dos Santos
Aritmética na reforma da instrução pública de Pernambuco (1929): expertise de José Ribeiro Escobar
Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e a formação de professores, 2020
2020
PARDIM GOUVEIA, Relicler
Saberes profissionais no caderno VII da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971)
Anais do XVIII Seminário Temático: os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
2020
PARDIM GOUVEIA, Relicler
Considerações da Professora Elza de Moraes Bigatti sobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal (1968)
Anais do 5 ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2020
2020
REZENDE, Alan Marcos Silva
Maria Montessori a sua circulação: o que dizem as fontes italianas?
Anais do XVIII Seminário Temático - Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e a formação de professores, 2020
2020
REZENDE, Alan Marcos Silva; SOUZA, Andreia Fernandes
Formação de professores sob a perspectiva da história da educação matemática
XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM)
2020
REZENDE, Alan Marcos Silva; SOUZA, Andreia Fernandes
Formação de professores e a história da educação matemática: entrelaçamentos entre a pesquisa e à docência
Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2020
2020
ROCHA Ivone Lemos da
Processos de escolarização da álgebra no início do século XX: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira
Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020
2020
ROCHA, Ana Cristina. S. M
Intercâmbio Intelectual, Psicologia e o Ensino de Matemática: o caso de Alda Lodi
17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), 2020
2020
ROCHA, Ana Cristina. S. M
Internacionalização da educação e construção de expertise: o caso de Alda Lodi
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. 2020
2020
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Alfredina de Paiva e Souza: orientações para o ensino de geometria nas escolas primárias fluminenses (1937, 1943)
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
2020
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Elementos do saber profissional do professor que ensina geometria: uma análise do manual Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (Rio de Janeiro, 1951)
Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020
2020
SANTOS, Joana Kelly Souza; SOUZA, Andreia Fernandes
Entre desenho e aritmética: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920
V Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM)
2020
SANTOS, Joana Kelly Souza; SOUZA, Andreia Fernandes de
Entre desenho e aritmética: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920licadas em revistas pedagógicas na década de 1920
Anais do 5 Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática - ENAPHEM, 2020
2020
SANTOS. Thayane Andressa; MORAIS, Rosilda dos Santos
A MATEMÁTICA APRESENTADA NOS PLANEJAMENTOS DA ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS, IMEP (1968-1971)
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
2020
SILVA, Marylucia Cavalcante
O Arquivo Maria Amabile Mansutti (APMAM) - documentos para uma investigação em História de educação matemática
XIV Encontro Paulista de Educação Matemática
2020
SILVA, Marylúcia Cavalcante
O Arquivo Pessoal Maria Amabile Mansutti (APMAM) – Documentos para uma investigação em História da Educação Matemática
Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020
2020
SILVA, Marylúcia Cavalcante
A Trajetória de uma educadora matemática paulista –notas históricas e documental do arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti (APMAM)
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores Cuiabá, 2020
2020
SOUZA, Andreia Fernandes
Victor Mercante e os saberes para ensinar problemas de aritmética: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño”VICTOR MERCANTE E OS SABERES PARA ENSINAR PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño”
XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores
2020
VIEIRA, José Erisvaldo Lessa; BERTINI, Luciane de Fatima
Geometria e desenho em cadernos escolares do ensino primário nas décadas de 50 e 60
XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores
2019
ALMEIDA, André Francisco
Conceito de número e a matemática para ensinar: o caso das propostas curriculares paulistas da década de 1970
Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), v.1, p.1-12, 2019.
2019
ALMEIDA, André Francisco
O guia curricular de São Paulo para o ensino de 1º grau de 1975: orientações para o uso de materiais didáticos
Anais do XVII Seminário Temático: materiais didáticos e história da educação matemática, v.1, p.1-13, 2019.
2019
BASEI, Ana Maria
Que álgebra deve compor a formação do professor do primário nos primeiros anos do século XX? Análise de um debate
Anais... XVII Seminário Temático: Materiais didáticos e História da Educação Matemática, Aracaju, 2019, p. 1-13.
2019
CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas
Cálculo mental: uma caracterização possível
Anais... XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da educação matemática
2019
CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas
Uma caracterização do saber cálculo mental sistematizado por Maria do Carmo Santos Domite para a formação de professores, 1980 – 1996
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
2019
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
The Centers of Interest read in the Brazilian manuals (1931 - 1940).
41 ISCHE: Space and Places of education. Universidade do Porto, v. 1. p. 545-546. Porto, 2019
2019
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
A presença dos saberes aritméticos no manual didático? Os Centros de Interesse na Escola (1931)
XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática. Universidade Federal de Sergipe, v. 1. p. 1-11, Aracajú, 2019.
2019
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
A Aritmética e os Centros de Interesse: propostas de mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática, 1920 – 1930?
XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. São Paulo: UNICSUL, 2019. v. 1. p. 1-12.
2019
FERREIRA, Jefferson dos Santos
José Ribeiro Escobar e os fins do ensino de matemática na Escola Normal de São Paulo, 1926
Anais...XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática
2019
FERREIRA, Jefferson dos Santos
A construção científica dos programas: a aritmética em apontamentos de psicologia (São Paulo, 1934)
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
2019
FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues
Uma geometria para ensinar no curso primário: elementos do saber profissional da docência no manual de coelho (1892)
VIDYA, v. 39, n. 2, p. 347-361, jul./dez
2019
GIUSTI, Bruna Lima Ramos
A aritmética para ensinar ensinada: uma percepção de cursos de formação de professores da década de 1980
Anais.. XVII Seminário Temático: Materiais didáticos e história da educação matemática, 2019, Aracaju.
2019
GIUSTI, Bruna Lima Ramos; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da
Os cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira
Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar, 2019, São Paulo. Caderno de resumo da Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar. São Paulo, 2019. p. 100-101.
2019
GOMES, Victor Hugo de Lemos
As Revistas Pedagógicas Paulistas e as orientações para o professor de matemática nos primeiros anos escolares: Um levantamento quali-quantitativo, 1890-1911.
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática
2019
NEVES, Késia Caroline Ramires
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática, Aracaju – SE, 2019.
2019
PARDIM GOUVEIA, Relicler
A Caracterização de uma Matemática Moderna Para Ensinar (1960 – 1990): em busca do saber profissional do professor que ensina matemática
Anais...XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática
2019
PARDIM GOUVEIA, Relicler
O Movimento da Matemática Moderna: orientações dadas na formação de professores, São Paulo, década de 1970
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
2019
PAVARIN, Karina Cristina dos Santos;
Exercícios e problemas por André Perez y Maryn: uma análise do livro Lições de Arithmetica (São Paulo - 1913)
XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática
2019
PAVARIN, Karina Cristina dos Santos;
Aritmética intuitiva: os problemas de aritmética nos livros de Ramon Roca Dordal (1891)
ANAIS DO XXIII EBRAPEM – ISSN: 2237-8448
2019
REZENDE, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori e os materiais para o ensino: a materialização de saberes
Anais... XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da educação matemática
2019
ROCHA, Ivone Lemos da
O método algébrico estadunidense e os problemas aritméticos na proposta de Otelo de Souza Reis em 1919
In Anais: XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019. v. 1. p. 1-100.
2019
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Um estudo sobre orientações para ensinar geometria no curso primário em revistas pedagógicas de Alagoas (1930, 1931)
Anais do XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática
2019
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Uma geometria para ensinar nos centros de interesse
Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
2019
SILVA, Marylucia Cavalcante; MARTINS, Maria de Fátima Duarte
Sobre a legislação oficial e as disciplinas no Programa para o Ensino Primário, Maranhão (1918)
In Anais: XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019.
2019
SOUZA, Andréia Fernandes de
Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da revista de educação (São Paulo, 1933-1943)
Anais...,XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática, Aracaju, 2019, p. 1-14
2019
SOUZA, Andréia Fernandes de
Problemas aritméticos nos programas de ensino: uma análise dos saberes profissionais (São Paulo, 1894 – 1934)
Anais... XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019, (no prelo)
2019
SOUZA, Andréia Fernandes de
Problemas aritméticos e o ensino: orientações de Victor Mercante (Buenos Aires, 1905)
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2019, p. 1-12.
2019
SOUZA, Andréia Fernandes de; GIUSTI, Bruna Lima Ramos
Caderno com problemas: uma análise dos saberes profissionais (São Paulo, 1940-1950)
Anais... V Congreso Iberoamericano de História de la Educación Matemática, Bogotá, 2019, (no prelo).
2019
VIEIRA, José Erisvaldo Lessa.
Geometria e Desenho registramos em documentos e cadernos escolares, 1890- 1990
Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 25, 26 e 27 de Outubro de 2019. Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, São Paulo/SP. ISSN: 2237-8448
2018
ALMEIDA, André Francisco
Primeiras análises do acervo pessoal Maria do Carmo Domite: o cálculo mental para ensinar
Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, v.4. p.1 – 11, 2018.
2018
ALMEIDA, André Francisco
O papel dos especialistas na sistematização de uma aritmética para ensinar (1946-1996)
Anais do XVI Seminário Temático - Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, v.1, p. 1-14, 2018.
2018
BASEI, Ana Maria
Os “elementos de álgebra” de João Borges e Gomes Cardim: indícios de mudanças da álgebra para ensinar na escola normal de São Paulo, 1903
Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-11.
2018
BASEI, Ana Maria
Álgebra no curso primário e na formação de professores em São Paulo na década de 1880
Anais... XVI Seminário Temático: Provas e exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1-14
2018
BERTINI, Luciane de Fatima
O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940).
Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-12.
2018
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
Revista Educação e Revista do Ensino: apropriações da proposta Centros de Interesse e a presença do ensino de matemática.
XVI Seminário Temático Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática. v. 16. p. 1-14, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR, 2018.
2018
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
A MATEMÁTICA NA PROPOSTA DE DECROLY: análise do livro. El calculo y la medida en el primer grado de la escuela Decroly?
IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: Formação de Professores: História, cultura e política. UFMS. v. IV. p. 1-12, Campo Grande, 2018.
2018
FERREIRA, Jefferson dos Santos
A aritmética nas diretivas oficiais para a Escola Normal de São Paulo na década de 1920
Anais...4º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-10.
2018
FERREIRA, Jefferson dos Santos
Concurso para professor primário em Sergipe: indícios de saberes matemáticos a ensinar (1952)
Anais... XVI Seminário Temático – Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1-14.
2018
GIUSTI, Bruna Lima Ramos
Aulas e provas de aritmética: registros em um caderno de normalista do distrito federal, 1962
Anais.. XVI Seminário Temático: Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018, Boa Vista.
2018
GIUSTI, Bruna Lima Ramos
Os saberes para ensinar aritmética nos cadernos de Normalistas (1920-1980)
Anais.. IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM), 2018, Campo Grande. V. 1, n. 4, p. 1-13.
2018
MARTINS, Nádia Regina Barcelos; SILVA, Marylucia Cavalcante
Programas para o ensino de Cálculo, Forma, Tamanho e Desenho da 2ª Infância da Escola Modelo de Aplicação do Estado do Maranhão (1905)
In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12
2018
PINTO, Neuza Bertoni
A SBEM e a produção de conhecimento em Educação Matemática
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – VII SIPEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - UTFPR- Toledo/Pr. Foz do Iguaçu, novembro de 2018. Mesa Redonda: “A pesquisa em Educação Matemática nos 30 anos da SBEM”.
2018
REZENDE, Alan Marcos Silva de
Saberes para ensinar o sistema decimal na obra psicoaritmética (1934)
Anais... IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática
2018
REZENDE, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori e o saber profissional do professor que ensina matemática em tempos de escola nova: primeiros resultados
Anais do XVI Seminário Temático: provas e exames e a escrita da história da educação matemática
2018
ROCHA, Ivone Lemos da
O uso da álgebra nas resoluções dos problemas aritméticos na década de 1920 no ensino primário.
In Anais: XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte.
2018
ROCHA, Ivone Lemos da
Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais pedagógicos e revistas pedagógicas (1890-1940).
In Anais: : II Congresso Internacional de Educação, História, Historiografia e Políticas, 2018, Sorocaba. Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais pedagógicos e revistas pedagógicas (1890-1940)
2018
ROCHA, Ivone Lemos da
Resolução de Problemas pelas equações algébricas: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações.
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 1-10, 2018.
2018
ROCHA, Ivone Lemos da
Problemas aritméticos e suas resoluções algébricas: um breve estudo em provas e manual pedagógico, 1890
In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12
2018
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Orientações para o ensino de geometria em tempos de Escola Nova: revistas pedagógicas brasileiras
Anais do XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
2018
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Orientações para ensinar geometria no curso primário em tempos de Escola Nova: o caso da revista do ensino
Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática
2018
SANTOS, Joana Kelly Souza dos; SANTOS, Ivanete Batista dos
Entendimentos sobre saberes geométricos em pesquisas brasileiras: as dissertações (2011-2015)
Anais do XVI Seminário Temático – provas e exames e a escrita da história da educação matemática
2018
SILVA, Marylucia Cavalcante; MARTINS, Maria de Fátima Duarte
Aritmética, Geometria e Desenho no Programa de Formação de Professores Primários no Maranhão, 1905
In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12
2018
SOUZA, Andréia Fernandes de
Os problemas de aritmética e as transformações no saber profissional do professor que ensina matemática, 1890-1990
Anais... XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Belo Horizonte, 2018, p. 1-12.
2018
SOUZA, Andréia Fernandes de
Formação de professores e os problemas matemáticos nas provas (São Paulo, 1990)
Anais... XVI Seminário Temático Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1 -13.
2018
SOUZA, Andréia Fernandes de
Manuais escolares e o saber profissional do professor que ensina matemática: uma análise das obras de Souza Lobo, Ramon Dordal e Antonio Trajano
Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-11.
2018
SOUZA, Andréia Fernandes de; LEMES, Ana Maria Ferreira
O ensino de problemas em uma perspectiva globalizante
Anais... IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Águas de Lindóia, 2018, p. 1 -10.
2018
SOUZA, Andréia Fernandes de; ROCHA, Ivone Lemos da
Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais escolares e revistas pedagógicas
Anais... II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, política e práticas, Sorocaba, 2018, p. 1.

PRODUÇÕES

Livros

&

Capítulos

MONOGRAFIAS

apresentação

em

eventos

Você está aqui!

pesquisas

em

andamento

bottom of page