| FERREIRA, Jefferson dos Santos | A graduação do ensino: elemento do saber profissional do professor que ensina matemática em tempos de pedagogia científica | IV Jornada Interna do GHEMAT-SP |
| | Profissionalização docente por intermédio das ações dos experts | |
| | Análise da Proposta Curricular para o ensino de matemática 1° Grau, São Paulo, década de 1980 | IV Jornada Interna do GHEMAT-SP |
| GOUVÊA, Gisele de | A expertise de um educador matemático: considerações acerca de notas históricas de Antonio Miguel | XIX Seminário Temático do GHEMAT-BR |
| GOUVÊA, Gisele de | Os Saberes Profissionais em documentos oficiais do estado de São Paulo | XIV Seminário Nacional de História da Matemática |
| GOUVÊA, Gisele; VALENTE, Wagner Rodrigues | ma Pesquisa Histórica: saber profissional da Proposta Curricular de Matemática no Estado de São Paulo | I Seminário Discente Diversidade e desafios na produção científica |
| METZ, Lauro Igor | A temporalidade entre pareceres e a apreciação dos PCN pelo Conselho Nacional de Educação: uma reflexão pertinente | XIV Seminário Nacional de História da Matemática |
| METZ, Lauro Igor | O estudo das propostas curriculares realizados pela Fundação Carlos Chagas e os PCN | XIX Seminário Temático Internacional A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: História e perspectivas atuais. Osasco, SP |
| METZ, Lauro Igor | Entrelinhas dos pareceres de secretarias estaduais de educação sobre a versão preliminar dos PCN | IV Jornada Interna – UNIFESP/GHEMAT – SP. São Paulo, SP |
| METZ, Lauro Igor; SILVA, Diego Rodrigues | Caminhos da Elaboração dos PCN no Brasil: Pareceres de Matemática | |
| MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto de | A construção histórica do saber profissional do professor de Matemática da UFAM (1980-2020) | |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | Manual pedagógico para a escola moderna’, 1.º grau: um exame preliminar | XIX Seminário Temático Internacional - A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: história e perspectivas atuais |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | Uma proposta para o ensino de conjunto no livro “hora alegre na matemática”, 1.º grau | XIV Seminário Nacional de História da Matemática |
| | O Método de Projetos em São Paulo: propostas para o ensino de Matemática de 1930 e 1950 | III Jornada Interna - GHEMAT - SP |
| ROCHA, Ivone Lemos da | Álgebra para resolver problemas: um saber como ferramenta para o curso primário, pelo Relatório do Comitê dos Quinze (1895) em dois livros didáticos na década de 1910 | COLUBHE - XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação |
| SILVA, Marylucia Cavalcante | Matemática a ensinar fração no subsídio de matemática para a escola de oito anos | XIX Seminário Temático Internacional |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto | Uma história do saber profissional do professor de Matemática: análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015 | XIX Seminário Temático Internacional |
| VALENTE; Wagner Rodrigues; GOUVÊA, Gisele | Uma análise da proposta curricular de Matemática acerca dos saberes profissionais | Congresso Acadêmico UNIFESP |
| ALMEIDA, André Francisco de | Ações de um expert na sistematização da matemática para ensinar: do currículo à sala de aula à sala de aula | Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020 |
| BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues | Minicurso ministrado - Ensino de frações e a História da educação matemática | Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. 2020 |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos | Aritmética na reforma da instrução pública de Pernambuco (1929): expertise de José Ribeiro Escobar | Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e a formação de professores, 2020 |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | Saberes profissionais no caderno VII da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971) | Anais do XVIII Seminário Temático: os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020 |
| | Considerações da Professora Elza de Moraes Bigatti sobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal (1968) | Anais do 5 ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2020 |
| REZENDE, Alan Marcos Silva | Maria Montessori a sua circulação: o que dizem as fontes italianas? | Anais do XVIII Seminário Temático - Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e a formação de professores, 2020 |
| REZENDE, Alan Marcos Silva; SOUZA, Andreia Fernandes | Formação de professores sob a perspectiva da história da educação matemática | XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) |
| REZENDE, Alan Marcos Silva; SOUZA, Andreia Fernandes | Formação de professores e a história da educação matemática: entrelaçamentos entre a pesquisa e à docência | Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2020 |
| ROCHA Ivone Lemos da | Processos de escolarização da álgebra no início do século XX: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira | Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020 |
| ROCHA, Ana Cristina. S. M | Intercâmbio Intelectual, Psicologia e o Ensino de Matemática: o caso de Alda Lodi | 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), 2020 |
| ROCHA, Ana Cristina. S. M | Internacionalização da educação e construção de expertise: o caso de Alda Lodi | Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. 2020 |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos | Alfredina de Paiva e Souza: orientações para o ensino de geometria nas escolas primárias fluminenses (1937, 1943) | Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020 |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos | Elementos do saber profissional do professor que ensina geometria: uma análise do manual Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (Rio de Janeiro, 1951) | Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020 |
| SANTOS, Joana Kelly Souza; SOUZA, Andreia Fernandes | Entre desenho e aritmética: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920 | V Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM) |
| SANTOS, Joana Kelly Souza; SOUZA, Andreia Fernandes de | Entre desenho e aritmética: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920licadas em revistas pedagógicas na década de 1920 | Anais do 5 Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática - ENAPHEM, 2020 |
| SANTOS. Thayane Andressa; MORAIS, Rosilda dos Santos | A MATEMÁTICA APRESENTADA NOS PLANEJAMENTOS DA ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS, IMEP (1968-1971) | Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020 |
| SILVA, Marylucia Cavalcante | O Arquivo Maria Amabile Mansutti (APMAM) - documentos para uma investigação em História de educação matemática | XIV Encontro Paulista de Educação Matemática |
| SILVA, Marylúcia Cavalcante | O Arquivo Pessoal Maria Amabile Mansutti (APMAM) – Documentos para uma investigação em História da Educação Matemática | Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020 |
| SILVA, Marylúcia Cavalcante | A Trajetória de uma educadora matemática paulista –notas históricas e documental do arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti (APMAM) | Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores Cuiabá, 2020 |
| SOUZA, Andreia Fernandes | Victor Mercante e os saberes para ensinar problemas de aritmética: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño”VICTOR MERCANTE E OS SABERES PARA ENSINAR PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño” | XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores |
| VIEIRA, José Erisvaldo Lessa; BERTINI, Luciane de Fatima | Geometria e desenho em cadernos escolares do ensino primário nas décadas de 50 e 60 | XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores |
| ALMEIDA, André Francisco | Conceito de número e a matemática para ensinar: o caso das propostas curriculares paulistas da década de 1970 | Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), v.1, p.1-12, 2019. |
| ALMEIDA, André Francisco | O guia curricular de São Paulo para o ensino de 1º grau de 1975: orientações para o uso de materiais didáticos | Anais do XVII Seminário Temático: materiais didáticos e história da educação matemática, v.1, p.1-13, 2019. |
| BASEI, Ana Maria | Que álgebra deve compor a formação do professor do primário nos primeiros anos do século XX? Análise de um debate | Anais... XVII Seminário Temático: Materiais didáticos e História da Educação Matemática, Aracaju, 2019, p. 1-13. |
| CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas | Cálculo mental: uma caracterização possível | Anais... XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da educação matemática |
| CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas | Uma caracterização do saber cálculo mental sistematizado por Maria do Carmo Santos Domite para a formação de professores, 1980 – 1996 | Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática |
| FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino | The Centers of Interest read in the Brazilian manuals (1931 - 1940). | 41 ISCHE: Space and Places of education. Universidade do Porto, v. 1. p. 545-546. Porto, 2019 |
| FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino | A presença dos saberes aritméticos no manual didático? Os Centros de Interesse na Escola (1931) | XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática. Universidade Federal de Sergipe, v. 1. p. 1-11, Aracajú, 2019. |
| FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino | A Aritmética e os Centros de Interesse: propostas de mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática, 1920 – 1930? | XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. São Paulo: UNICSUL, 2019. v. 1. p. 1-12. |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos | José Ribeiro Escobar e os fins do ensino de matemática na Escola Normal de São Paulo, 1926 | Anais...XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos | A construção científica dos programas: a aritmética em apontamentos de psicologia (São Paulo, 1934) | Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática |
| FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues | Uma geometria para ensinar no curso primário: elementos do saber profissional da docência no manual de coelho (1892) | VIDYA, v. 39, n. 2, p. 347-361, jul./dez |
| GIUSTI, Bruna Lima Ramos | A aritmética para ensinar ensinada: uma percepção de cursos de formação de professores da década de 1980 | Anais.. XVII Seminário Temático: Materiais didáticos e história da educação matemática, 2019, Aracaju. |
| GIUSTI, Bruna Lima Ramos; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da | Os cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira | Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar, 2019, São Paulo. Caderno de resumo da Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar. São Paulo, 2019. p. 100-101. |
| GOMES, Victor Hugo de Lemos | As Revistas Pedagógicas Paulistas e as orientações para o professor de matemática nos primeiros anos escolares: Um levantamento quali-quantitativo, 1890-1911. | Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática |
| NEVES, Késia Caroline Ramires | Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração | XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática, Aracaju – SE, 2019. |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | A Caracterização de uma Matemática Moderna Para Ensinar (1960 – 1990): em busca do saber profissional do professor que ensina matemática | Anais...XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | O Movimento da Matemática Moderna: orientações dadas na formação de professores, São Paulo, década de 1970 | Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática |
| PAVARIN, Karina Cristina dos Santos; | Exercícios e problemas por André Perez y Maryn: uma análise do livro Lições de Arithmetica (São Paulo - 1913) | XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática |
| PAVARIN, Karina Cristina dos Santos; | Aritmética intuitiva: os problemas de aritmética nos livros de Ramon Roca Dordal (1891) | ANAIS DO XXIII EBRAPEM – ISSN: 2237-8448 |
| REZENDE, Alan Marcos Silva de | Maria Montessori e os materiais para o ensino: a materialização de saberes | Anais... XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da educação matemática |
| ROCHA, Ivone Lemos da | O método algébrico estadunidense e os problemas aritméticos na proposta de Otelo de Souza Reis em 1919 | In Anais: XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019. v. 1. p. 1-100. |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos | Um estudo sobre orientações para ensinar geometria no curso primário em revistas pedagógicas de Alagoas (1930, 1931) | Anais do XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos | Uma geometria para ensinar nos centros de interesse | Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática |
| SILVA, Marylucia Cavalcante; MARTINS, Maria de Fátima Duarte | Sobre a legislação oficial e as disciplinas no Programa para o Ensino Primário, Maranhão (1918) | In Anais: XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019. |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da revista de educação (São Paulo, 1933-1943) | Anais...,XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática, Aracaju, 2019, p. 1-14 |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Problemas aritméticos nos programas de ensino: uma análise dos saberes profissionais (São Paulo, 1894 – 1934) | Anais... XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019, (no prelo) |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Problemas aritméticos e o ensino: orientações de Victor Mercante (Buenos Aires, 1905) | Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2019, p. 1-12. |
| SOUZA, Andréia Fernandes de; GIUSTI, Bruna Lima Ramos | Caderno com problemas: uma análise dos saberes profissionais (São Paulo, 1940-1950) | Anais... V Congreso Iberoamericano de História de la Educación Matemática, Bogotá, 2019, (no prelo). |
| VIEIRA, José Erisvaldo Lessa. | Geometria e Desenho registramos em documentos e cadernos escolares, 1890- 1990 | Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 25, 26 e 27 de Outubro de 2019. Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, São Paulo/SP. ISSN: 2237-8448 |
| ALMEIDA, André Francisco | Primeiras análises do acervo pessoal Maria do Carmo Domite: o cálculo mental para ensinar | Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, v.4. p.1 – 11, 2018. |
| ALMEIDA, André Francisco | O papel dos especialistas na sistematização de uma aritmética para ensinar (1946-1996) | Anais do XVI Seminário Temático - Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, v.1, p. 1-14, 2018. |
| BASEI, Ana Maria | Os “elementos de álgebra” de João Borges e Gomes Cardim: indícios de mudanças da álgebra para ensinar na escola normal de São Paulo, 1903 | Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-11. |
| BASEI, Ana Maria | Álgebra no curso primário e na formação de professores em São Paulo na década de 1880 | Anais... XVI Seminário Temático: Provas e exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1-14 |
| BERTINI, Luciane de Fatima | O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940). | Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-12. |
| FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino | Revista Educação e Revista do Ensino: apropriações da proposta Centros de Interesse e a presença do ensino de matemática. | XVI Seminário Temático Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática. v. 16. p. 1-14, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR, 2018. |
| FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino | A MATEMÁTICA NA PROPOSTA DE DECROLY: análise do livro. El calculo y la medida en el primer grado de la escuela Decroly? | IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: Formação de Professores: História, cultura e política. UFMS. v. IV. p. 1-12, Campo Grande, 2018. |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos | A aritmética nas diretivas oficiais para a Escola Normal de São Paulo na década de 1920 | Anais...4º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-10. |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos | Concurso para professor primário em Sergipe: indícios de saberes matemáticos a ensinar (1952) | Anais... XVI Seminário Temático – Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1-14. |
| GIUSTI, Bruna Lima Ramos | Aulas e provas de aritmética: registros em um caderno de normalista do distrito federal, 1962 | Anais.. XVI Seminário Temático: Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018, Boa Vista. |
| GIUSTI, Bruna Lima Ramos | Os saberes para ensinar aritmética nos cadernos de Normalistas (1920-1980) | Anais.. IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM), 2018, Campo Grande. V. 1, n. 4, p. 1-13. |
| MARTINS, Nádia Regina Barcelos; SILVA, Marylucia Cavalcante | Programas para o ensino de Cálculo, Forma, Tamanho e Desenho da 2ª Infância da Escola Modelo de Aplicação do Estado do Maranhão (1905) | In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12 |
| PINTO, Neuza Bertoni | A SBEM e a produção de conhecimento em Educação Matemática | VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – VII SIPEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - UTFPR- Toledo/Pr. Foz do Iguaçu, novembro de 2018. Mesa Redonda: “A pesquisa em Educação Matemática nos 30 anos da SBEM”. |
| REZENDE, Alan Marcos Silva de | Saberes para ensinar o sistema decimal na obra psicoaritmética (1934) | Anais... IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática |
| REZENDE, Alan Marcos Silva de | Maria Montessori e o saber profissional do professor que ensina matemática em tempos de escola nova: primeiros resultados | Anais do XVI Seminário Temático: provas e exames e a escrita da história da educação matemática |
| ROCHA, Ivone Lemos da | O uso da álgebra nas resoluções dos problemas aritméticos na década de 1920 no ensino primário. | In Anais: XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte. |
| ROCHA, Ivone Lemos da | Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais pedagógicos e revistas pedagógicas (1890-1940). | In Anais: : II Congresso Internacional de Educação, História, Historiografia e Políticas, 2018, Sorocaba. Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais pedagógicos e revistas pedagógicas (1890-1940) |
| ROCHA, Ivone Lemos da | Resolução de Problemas pelas equações algébricas: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações. | REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 1-10, 2018. |
| ROCHA, Ivone Lemos da | Problemas aritméticos e suas resoluções algébricas: um breve estudo em provas e manual pedagógico, 1890 | In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12 |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos | Orientações para o ensino de geometria em tempos de Escola Nova: revistas pedagógicas brasileiras | Anais do XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos | Orientações para ensinar geometria no curso primário em tempos de Escola Nova: o caso da revista do ensino | Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos; SANTOS, Ivanete Batista dos | Entendimentos sobre saberes geométricos em pesquisas brasileiras: as dissertações (2011-2015) | Anais do XVI Seminário Temático – provas e exames e a escrita da história da educação matemática |
| SILVA, Marylucia Cavalcante; MARTINS, Maria de Fátima Duarte | Aritmética, Geometria e Desenho no Programa de Formação de Professores Primários no Maranhão, 1905 | In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12 |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Os problemas de aritmética e as transformações no saber profissional do professor que ensina matemática, 1890-1990 | Anais... XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Belo Horizonte, 2018, p. 1-12. |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Formação de professores e os problemas matemáticos nas provas (São Paulo, 1990) | Anais... XVI Seminário Temático Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1 -13. |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Manuais escolares e o saber profissional do professor que ensina matemática: uma análise das obras de Souza Lobo, Ramon Dordal e Antonio Trajano | Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-11. |
| SOUZA, Andréia Fernandes de; LEMES, Ana Maria Ferreira | O ensino de problemas em uma perspectiva globalizante | Anais... IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Águas de Lindóia, 2018, p. 1 -10. |
| SOUZA, Andréia Fernandes de; ROCHA, Ivone Lemos da | Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais escolares e revistas pedagógicas | Anais... II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, política e práticas, Sorocaba, 2018, p. 1. |