| CARNEIRO, Rogerio dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni | Aritmética para ensinar em manuais pedagógicos na formação de professores primários no Brasil (1930-1960) | RIPEM - Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática |
| BERTINI, Luciane F.; SILVA, Sidnéia A. | Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe | Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
| BERTINI, Luciane F.; SILVA, Sidnéia A. | Elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no Brasil, 1890-1920 | CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA |
| CRUZ, Maria do Carmo A.; PINTO, Neuza Bertoni | Saberes para ensinar matemática na Escola Normal de São Luís (1890-1914) | |
| GOUVEIA, Relicler Pardim; VALENTE, Wagner Rodrigues | MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: RUMO À MATEMÁTICA MODERNA PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO PRIMÁRIO | Revista História da Educação |
| GOUVEIA, Relicler Pardim; VALENTE, Wagner Rodriuges | O Movimento da Matemática e as mudanças no saber profissional do professor: adição e subtração modernas? | REVEMAT |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Dicionário dos Experts: fonte para pesquisas de novos saberes, de novas matemáticas, presentes em documentos curriculares | Revista Caminhos da Educação Matemática |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes | Revista de Educação Matemática |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Lydia Condé Lamparelli em ação como expert: a produção da matemática para o ensino e formação de professores | Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Uma história da graduação dos saberes: elementos para a análise da matemática do ensino | Revista Amazônia |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Breve história de uma `Matemática a ensinar' para o 1º grau | Revista Brasileira de História da Educação |
| SILVA, Diego Rodrigues; VALENTE, Wagner Rodrigues Valente | Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1990): pareceres sobre o ensino de frações | Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar | Boletim ONLINE de Educação Matemática |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores | Revista de Educação Matemática |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; GOUVÊA, Gisele | O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. grau (São Paulo, década de 1980) | REVISTA PERSPECTIVA - UFSC ONLINE |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; GOUVÊA, Gisele | A Proposta Curricular do estado de São Paulo, anos 80: impactos de uma nova expertise para o ensino | Revista Acta Scientiae - ULBRA |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; METZ, Lauro Igor | Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção da matemática para o ensino | UNICAMP, Campinas-SP - Zetetiké |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | APUA - Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio | |
| BARROS, Adelmar; PINTO, Neuza Bertoni | Aritmética como saber profissional de jovens e adultos | Anais do XIX Seminário Temático Internacional |
| BERTINI, Luciane de Fatima | Situações da Vida Cotidiana no Ensino de Frações | Educação Matemática em Revista |
| BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos | A matemática moderna do ensino de frações na escola de oito anos (décadas de 1960 e 1970) | Revista de História da Educação Matemática (HISTMAT) |
| BERTINI, Luciane de Fatima; SOUZA, Andreia Fernandes de | Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias | Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
| BERTINI, Luciane de Fatima; VALENTE, Wagner Rodrigues | Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino | Cadernos CEDES |
| CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas | Cálculo mental e o saber profissional: uma caracterização possível | HISTEMAT |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues | A graduação do ensino de cálculo no manual didática nas escolas primárias de João Toledo (1930) | Educação Matemática em Revista |
| GOMES, Victor Hugo de Lemos; VALENTE, Wagner Rodrigues | Documentos digitalizados e elaboração de conhecimentos para a história da educação matemática | Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
| GONZÁLEZ ASTUDILLO, María Teresa ; RODRIGUES VALENTE, Wagner | Historia de la educación matemática | Historia de la Educación |
| GOUVÊA, Gisele de | Uma pesquisa histórica sobre a Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980 | ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
| MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto de; ALCANTARA FILHO, José de; GHEDIN, Evandro Luiz | Um olhar para a história do ensino de matemática no Brasil: uma percepção no amazonas | Revista REAMEC |
| NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; PINTO, Neuza Bertoni | Estudos recentes sobre frações no campo da História da Educação Matemática: avanços e desafios | RENCIMA |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | Interpretação do Ensino de Frações em Livros do GRUEMA | Revista Perspectiva da Educação Matemática |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | Elementos Históricos do Saber Profissional do Professor de Matemática: um estudo do ‘Caderno VII’ da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971) | Revista REMAT |
| PINTO, Neuza Bertoni | Estudos recentes sobre frações no campo da História da Educação Matemática: avanços e desafios | Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
| PINTO, Neuza Bertoni | Everardo Adolpho Backheuser: um expert da educação matemática? | Cadernos CEDES |
| PINTO, Neuza Bertoni | Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) | ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
| ROCHA, Ivone Lemos da | A álgebra para ensinar aritmética: um novo saber na formação de professores primários numa sociedade moderna, década de 1910 | Revista Perspectivas em Diálogo |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos; BERTINI, Luciane de Fatima | José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo | TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
| SOUZA, Andréia Fernandes; VALENTE, Wagner Rodrigues | Mercante, Thorndike e os problemas aritméticos: referências para o ensino e para a formação de professores | Revista Ensino & Multidisciplinaridade |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX | Historia de la Educación |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | História da educação matemática: sua importância na formação de professores | TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Educação Matemática e suas relações com campos disciplinares e profissionais na elaboração de novos saberes | Revemop |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas Para Análise da Produção de Novos Saberes | Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | História da Educação Matemática | Cadernos CEDES |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Os experts e os currículos de Matemática | Revista REAMEC |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Contribuições da história da Educação Matemática à Educação Matemática | Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
| VALENTE, Wagner Rodrigues. | Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática | Educação e Realidade (Edição eletrônica) |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos | Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica | Revista Brasileira de História da Educação |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; FERREIRA, Jefferson dos Santos | Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos | Ensino em Re-vista |
| BERTINI, Luciane de Fatima | Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX. | Educação Matemática em Revista |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues | Miguel Aguayo e as mudanças no saber profissional do professor que ensina aritmética | Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15 n. 1 (2020) |
| GIUSTI, Bruna Lima Ramos; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da | Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira | ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v.2 n.2 (2020) |
| GIUSTI, Bruna Lima Ramos; VALENTE, Wagner Rodrigues | O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 | REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020 |
| GUIMARÃES, Marcos Denilson | Os saberes a ensinar Desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934 | HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática |
| LIMA, Eliene Barbosa; VALENTE, Wagner Rodrigues | O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas | Revista de Educação da UNIVAS, v. 4 n. 11 (2019) |
| | Matemática para ensinar: uma interpretação do ensino de frações no manual de René Barreto (1912) | XVIII Seminário Temático: experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores |
| MORAIS, Rosilda dos Santos | Problem solving as necessary knowledge for teacher training – mathematics for teaching | Historia y memoria de la educación, n.11, p.239-254 |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO | Revista Sitio Novo, v.4 n.2 (2020) |
| PARDIM GOUVEIA, Relicler | O Experimental da Lapa: Um laboratório de currículo para a matemática moderna | HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 1 (2020) |
| REZENDE, Alan Marcos Silva; BARAUSSE, Alberto | Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas? | Revista de História da Educação Matemática, no prelo |
| ROCHA, Ana Cristina. S. M. | O arquivo pessoal de Alda Lodi: apontamentos sobre uma temporada de pesquisa | ACERVO-Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v.2 n.2 (2020) |
| ROCHA, Ana Cristina. S. M.; VALENTE, Wagner Rodrigues | Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi | Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, V. 15 N. 34 (2020) |
| SILVA, Marylúcia Cavalcante | Documentos de professores como fontes para uma investigação em História da Educação Matemática: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti - APMAM | Revista Histemat, v. 6, n. 1 (2020) |
| SILVA, Marylúcia Cavalcante | A expertise de uma educadora matemática paulista – notas históricas da conversa com a professora Maria Amabile Manusutti | Revista REMATEC, V. 15 N. 34 (2020) |
| SOARES, Waléria de Jesus Barbosa; GUIMARÃES, Marcos Denilson | A expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de Aritmética | REMATEC – Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
| SOUZA, Andreia Fernandes | "Problema dos Problemas" possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961) | ACERVO Boletim do Centro de documentação do GHEMAT/SP |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Problemas aritméticos, estudos de Thorndike e Mercante e as revistas pedagógicas: Embates entre os campos e as modificações do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960) | Revista de História da Educação Matemática, v. 6, p. 73-85 |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | "Problema dos Problemas" possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961) | Boletim ACERVO, v. 2, p. 1-16 |
| TRINDADE, Deoclecia de Andrade; GUIMARÃES, Marcos Denilson | Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho | Revista Linhas Críticas |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX | Historia de la educación: Revista interuniversitaria |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; ALMEIDA, André Francisco de; SILVA, Marylucia Cavalcante | Saberes em (Trans)formação e o Papel dos Experts: currículos, ensino de matemática e formação de professores, 1920-2020 | Revista SCIENTIAE |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; ALMEIDA, André Francisco de; SILVA, Marylúcia Cavalcante | Knowledge in (Trans)Training and the Role of Experts: Curricula, Mathematics Education and Teacher Training, 1920-2020 | Revista ACTA SCI (Canoas), 22(5), 65-83, Set./Out. 2020 |
| ALMEIDA, André Francisco; VALENTE, Wagner Rodrigues | Os experts e a produção de saberes para a docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli | Revista Linhas Críticas (Online), v.25, p.318 - 332, 2019 |
| BASEI, Ana Maria; VALENTE, Wagner Rodrigues | Algebra in teacher training in the normal school of São Paulo: the first teaching programs of this discipline | Revista Acta Scientiae, v. 21, p. 92-108, 2019 |
| BASEI, Ana Maria; VALENTE, Wagner Rodrigues | A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 | Revista Cocar (Online), v. 6, p. 118-135, 2019. |
| BERTINI, Luciane de Fatima | Os problemas na 'matemática para ensinar ensinada' em cursos de formação de professores para o ensino primário (décadas de 1920 e 1930) | Revista de história da educação matemática, v. 5, p. 5-19, 2019 |
| BERTINI, Luciane de Fatima | Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) | VIDYA, v. 39, n. 2, p. 337-346, jul./dez., 2019. |
| BERTINI, Luciane de Fatima | Problemas de aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses, 1890 a 1936) | BOLEMA, v. 33, n. 64, p. 613-634, 2019. |
| CARRILLO GALLEGO, DOLORES; MATOS, JOSÉ MANUEL; SÁNCHEZ JIMÉNEZ, ENCARNA; RODRIGUES VALENTE, WAGNER | La historia de la educación matemática en Iberoamérica. | Historia y Memoria de la Educación, v. 11, p. 11-24, 2019. |
| FERNANDES, Filipe Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues | Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento. | Bolema (Rio Claro), v. 33, p. IV-XIX, 2019. |
| FERREIRA, Jefferson dos Santos | Os fins do ensino de matemática na proposta de José Ribeiro Escobar para o programa de aritmética e álgebra da Escola Normal de São Paulo, 1926 | Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 34-48, 2019 |
| FORTALEZA, F. J. S. ; VALENTE, Wagner Rodrigues . | Uma geometria para ensinar no curso primário: elementos do saber profissional da docência no manual de Coelho (1892). | VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 347-361, 2019. |
| GUIMARÃES, Marcos Denilson | O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920) | RIDPHE_Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
| GUIMARÃES, Marcos Denilson; MORAIS, Rosilda dos Santos | O desenho na formação de professor: produção de um saber profissional via Cimbelino de Freitas (São Paulo, século XX) | Revista Olhares, v. 7, n3 |
| GUIMARÃES, Marcos Denilson; SILVA, Antonio José da; COSTA, David Antônio da | O Compêndio Geometria Elementar de H. B. Lübsen: uma análise a partir de suas questões conceituais e metodológicas | REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
| LIMA, Eliene Barbosa | História cultural, fontes e história da educação matemática: apontamentos de uma experiência de pesquisa | Revista HISTEMAT, v. 5, n. 3 (2019) |
| | The Differential and Integral Calculus as a Professional Knowledge in the Training of the Graduate in Mathematics of the Faculty of Philosophy of Bahia (1942-1968) | Revista Acta Scientiae, v. 21 (2019) |
| LIMA, Eliene Barbosa; VALENTE, Wagner Rodrigues | O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas. | Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 928-943, 2019. |
| MACIEL, Viviane Barros | Um“cálculo para ensinar” no Compendio de Pedagogia,de BraulioCordeiro(1874) | Zetetiké, Campinas, SP, v.27, p. 1-19, 2019. |
| MORAIS, Rosilda dos Santos | “Intelectual? não”, expert. | Revista: Acta Scientiae, vol. 21, n. especial. p. 3-12. maio/jun. |
| NEVES, Késia Caroline Ramires | Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração | Revista de História da Educação Matemática, v.5, p.132 - 149, 2019. |
| PINHEIRO, Nara Vilma ; VALENTE, Wagner Rodrigues . | A produção da matemática na e para a escola primária: a constituição de uma aritmética sob medida. | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), v. 7, p. 1-21, 2018. |
| PINTO, Neuza Bertoni | A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação | Revista Bolema. v.33, n.65, Rio Claro (SP), dez. 2019, Editorial p. i- xvi. |
| PINTO, Neuza Bertoni; NOVAES, Bárbara Winniarski Diesel | “Não é Difícil Ensinar Matemática”: o protagonismo do NEDEM na difusão da Matemática Moderna no Paraná | Revista Acta Scientiae , Canoas/RS, ULBRA, v. 21, p.109- 122, May/Jun. 2019. |
| ROCHA, Ana Cristina. S. M. | Alda Lodi e o ensino de matemática: quando o internacional é nacional | HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 3 (2019) |
| SANTOS, Joana Kelly Souza dos; LEME DA SILVA, Maria Célia | Orientações para ensinar geometria na revista de ensino de Alagoas (1927-1930) | VIDYA, v. 39, n. 2, p. 363-380, jul./dez., 2019 |
| SANTOS, Rogério Carneiro; PINTO, Neuza Bertoni | Saberes para ensinar na obra Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque | Revista Vidya ( Santa Maria – online). v.39, série 2, p. 397-413, 2019. |
| SANTOS, Rogério Carneiro; PINTO, Neuza Bertoni | Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura. | Revista Argumentos Pró-Educação, UNIVAS, Pouso Alegre/MG. 4(11), 2019. |
| SANTOS, Rogério Carneiro; WIELEWSKI, Gladys Denise; PINTO, Neuza Bertoni | Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil | Revista Ensino da Matemática em Debate. São Paulo/SP, PUC/SP, v. 6, n.2, 2019, p. 49-69. |
| SILVA, M. R. I. S. ; VALENTE, Wagner Rodrigues | Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais. | REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 136-156, 2019. |
| SOUZA, Andreia Fernandes; BERTINI, Luciane de Fatima; REZENDE, Alan Marcos Silva de | Problems and the history of mathematics education: a proposal for the continued teacher training | Revista Acta Scientiae, v. 21, p. 137-148, 2019 |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da Revista de Educação (São Paulo, 1933-1943) | Com a palavra, o professor., v.4, p.170 - 183, 2019. |
| TEIXEIRA, Bianca Rafaela Mattos; REZENDE, Alan Marcos Silva de | Maria Montessori e a noção de interesse na revista do ensino (1920) | Revista Pesquisa em Foco, v. 24, p. 4-17, 2019 |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Que matemática para formar o futuro professor? História do saber profissional do professor que ensina matemática. | Revista Exitus, v. 9, p. 15-25, 2019. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. | Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática. | Historia y Memoria de la Educación, v. 11, p. 595-613, 2019. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Saber Objetivado e Formação de Professores: reflexões Pedagógico-Epistemológicas. | História da Educação, v. 23, p. 1-22, |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. | ALEXANDRIA (UFSC), v. 12, p. 51-63, 2019. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática. | EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 305-318, 2019. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Dossiê Temático 2019 - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares. | RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 5, p. e019018-2, 2019. |
| BERTINI, Luciane de Fatima | Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos? | Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, p. 72-79, 2018 |
| BERTINI, Luciane de Fatima; ROCHA, Ivone Lemos da | ‘Resolução de problemas pelas equações algébricas’: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações | Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 3, p. 44-53, 2018 |
| CAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni | Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária | Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. JIEEM. Londrina/Pr. v.11, n.1, p. 3-12, 2018. |
| COSTA, Reginaldo Rodrigues; PINTO, Neuza Bertoni | A capacitação e o aperfeiçoamento do professor que ensinava matemática no 1º grau paranaense (1971-1982). | Revista Paradigma( maracay), Maracay, Venezuela, Vol. XXXIX, Nº 1; Junio de 2018 / 332 - 352 |
| MACIEL, Viviane Barros; VALENTE, Wagner Rodrigues | Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. | Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Amazônia, Belém, v. 14, n.31, 2018. |
| PINTO, Neuza Bertoni; NOVAES, Bárbara W. Diesel | Caracterização de saberes profissionais da matemática para ensinar nos primeiros anos escolares : anotações metodológicas | HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. Sociedade Brasileira de História da Matemática. v.4, n. 1, 2018, p. 139-153. |
| SOUZA, Andréia Fernandes de | Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) | Revista Educação matemática em foco, v.7, n.1, p. 1-39, 2018. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. | REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. | PARADIGMA (MARACAY), v. Extra 1, p. 190-201, 2018. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues | O Caderno De Um Professor E As Suas Relações Com O Saber Matemático. | REVEMAT, v. 13, p. 31-41, 2018. |
| MORAIS, Rosilda dos Santos | Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico | Revista de Matemática, Ensino e Cultura Ano 12. N. 26. set.-dez |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos | Novos aportes teóricos-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática | Revista Acta Scientiae, v. 19, n. 2, p. 224-235, 2017. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos | Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática | Ridema, v. 1, p. 51-64, 2017. |
| VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; PINTO, Neuza Bertoni; MORAIS, Rosilda dos Santos | A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: proposta de um projeto amplo de pesquisas. | Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 10, n. 1, p. 31-39, 2017. |