Projeto:
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA NOS SÉCULOS XIX-XX: ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE O BRASIL E A FRANÇA

Coordenação:
Renaud D’Enfert, coordenador francês
Wagner Rodrigues Valente, coordenador brasileiro

Financiamento:
Projeto de Cooperação Internacional financiado pelo Programa CAPES-COFECUB

Situação:
Projeto finalizado

Extrato do projeto:
A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, é reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos.
WebDesign
Paulo Alves de Lima

 

Produção Científica - Sobre o GHEMAT - Projetos de Pesquisa - Arquivos Pessoais de Educadores Matemáticos
Arquivos Escolares - Livros Didáticos / Base de Dados - Seminários, Entrevistas, Fotografias e Filmes - Livros e CD-ROMs
Pesquisadores - Contatos - Mapa do Site - About this site